A Nota Semestral Global (NSG) e o Rendimento Semestral Global (RSG) são parâmetros que medem o desempenho acadêmico do aluno a cada semestre, baseados nas notas obtidas em disciplinas e atividades complementares que estejam registradas no sistema de matrículas. Eles podem ser considerados em processos de seleção para bolsas acadêmicas, como as de intercâmbio e iniciação científica.
Nota Semestral Global (NSG)
O NSG é o parâmetro de desempenho atualmente utilizado pela UFMG. Ele está vigor desde o primeiro semestre letivo de 2019, e alunos que ingressaram a partir dessa data são avaliados exclusivamente por ele.
Para calculá-lo, é feita a média ponderada das notas obtidas nas disciplinas ou atividades, da seguinte forma: multiplica-se cada nota pelo número de créditos correspondente, soma-se os produtos e divide-se pelo total de créditos constantes na matrícula do aluno.
Importante: Atingir NSG menor que 50 em três semestres, consecutivos ou não, leva ao desligamento do aluno da UFMG.
Rendimento Semestral Global (RSG)
O RSG é levado em consideração ao avaliar alunos com data de ingresso anterior ao primeiro semestre de 2019. Para o cálculo, os conceitos obtidos em cada disciplina ou atividade são convertidos em valores, como mostra a tabela:
Então, é feita a média ponderada dos valores obtidos para chegar ao RSG, da seguinte forma: multiplica-se o valor de cada disciplina por seu respectivo número de créditos, somam-se os produtos, e divide-se o resultado pelo total de créditos cursados.
Importante: RSG menor ou igual a 1 em três semestres, consecutivos ou não, leva ao desligamento do aluno da UFMG.
Fontes: